Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Dezembro Laranja e o câncer de pele: a importância do tratamento cirúrgico adequado

Postado em 20/12/2019



Em dezembro é celebrado o DEZEMBRO LARANJA que nos atenta para a prevenção e tratamento do câncer de pele.

A maioria dos casos de câncer de pele, se diagnosticado em fases iniciais, é passível de cura. Além da importância do diagnóstico precoce, feito na maioria das vezes pelo dermatologista, o tratamento dos tumores de pele mais complexos demanda participação também do cirurgião oncológico, oncologista clínico e, em alguns casos, do radioterapeuta.

A remoção cirúrgica de um tumor deve ser tecnicamente adequada e realizada por um profissional da área médica especializado nos princípios de oncologia cirúrgica. Dessa forma, as chances de cura do paciente são maiores, sem a necessidade de outra forma de tratamento.

Porém, uma cirurgia pode deixar marcas – cicatrizes que nem sempre são imperceptíveis e muito menos desejadas. Casos mais complexos e avançados exigem muito critério, discernimento, habilidade e capacitação por parte do cirurgião. A prioridade deve ser sempre a cura, mas nunca desacompanhada de uma reconstrução harmoniosa e estética, quando possível.

Em casos mais complexos, é ainda mais importante a atuação de uma equipe oncologia multiprofissional, pois, além do tratamento cirúrgico, há mais chances do paciente necessitar de acompanhamento com oncologista e de tratamento medicamentoso complementar.

Cirurgia oncológica não se trata apenas de operar um câncer e, sim como, quando e quem operar. É entender a doença como um todo, o seu entorno e o grau de comprometimento. Deve-se planejar os limites anatômicos a serem abordados, avaliar o estado geral do paciente para o porte cirúrgico e definir riscos e benefícios das técnicas atuais, sempre ponderando as opções terapêuticas menos agressivas.

O ASSIM SAÚDE dá dicas para você ter mais saúde com mais qualidade de vida.